8 Dicas Para Deixar o Google Chrome Mais Rápido

 

Google Chrome é um excelente navegador, desenvolvido e lançado pela Google em 2008, foi um marco para a navegação na internet, em uma época onde o muitos ainda utilizavam as versões 6 do Internet Explorer e outros estavam descobrindo o Firefox. Depois de alguns anos esse navegador ganhou a principal fatia do mercado, há quem o ame, porém muitos o apontam como vilão no consumo de memória RAM.

Geralmente logo após instalar o Google Chrome ele fica rápido e sem travar, mas depois de algum tempo de uso ele começa ficar lento e travar ao abrir páginas e guias, isso acontece por vários motivos, desde acúmulo de cache, instalação de extensões as vezes desnecessárias ou recursos que não são utilizados.

Pensando nisso foi preparado esse artigo para mostrar como deixar o Google Chrome mais rápido no seu PC, desativando algumas funções e ativando recursos secretos que podem otimizar sua navegação nesse navegador tão abrangente na internet.

 Removendo extensões desnecessárias do Chrome

Extensões funcionam como plugins, semelhantes a pequenos aplicativos que dão ao Chrome recursos e funções que podem facilitar a vida de quem navega na internet. Porém utilizar eles no Google Chrome pode deixar seu navegador um pouco mais pesado, consumindo muita memória RAM.

Para ter acesso as extensões no Chrome basta acessar o endereço "chrome://extensions/" que você verá todas as extensões que estão em uso, nessa parte é recomendável analisar uma por uma e remover as que você não utiliza ou que não deveriam estar ali, geralmente você vai encontrar extensões que você nem sem lembra de quando foram instaladas, faça essa limpeza e deixe seu navegador mais rápido.

Desativando sincronização em segundo plano no Chrome

Existem processos que ficam executando em segundo plano no Google Chrome que você as vezes nem sabe, ficam consumindo banda da sua internet, usando muita memória RAM e deixando o processador sobrecarregado, vamos desativar alguns recursos para corrigir esse problema.

Acesse o caminho: "Configurações > Privacidade e Segurança > Configurações do Site > Sincronização em Segundo Plano" ou você pode digitar o endereço também que é: "chrome://settings/content/backgroundSync" você vai encontrar as configurações de sincronização em segundo plano, conforme mostra imagem abaixo.

Sempre que você fecha uma guia, ela ainda permanece enviando dados ou fica finalizando alguma tarefa, mas a ideia é desativar esse recurso para que quando você fechar um site, seu processo seja realmente encerrado, para desativar marque a opção "Não permitir que os sites fechados terminem de enviar ou receber dados".

Desabilitando aplicativos em segundo plano

Você já deve ter se deparado com o problema do uso de disco 100% no Windows, existem diversas causas para isso e diversas soluções, alguns relatam que o Google Chrome tem parte dessa culpa, pois em alguns casos foi desabilitando essa configuração que o problema foi resolvido.

Acessando o endereço "chrome://settings/system" é possível fazer duas coisas que vão melhorar nosso Google Chrome, a primeira é desabilitar a execução de aplicativos em segundo plano quando o Google Chrome estiver fechado (Essa é a configuração vilã que falei acima) e a segunda é habilitar o uso de aceleração de hardware quando disponível, faça isso e veja uma melhora no desempenho.

Habilite flags para deixar o Google Chrome mais rápido

No Chrome existem as flags que são configurações específicas que podem habilitar recursos secretos no navegador da Google, geralmente recursos experimentais só são possíveis de habilitar nessa seção do Chrome, existem flags que depois de habilitadas podem deixar o navegador muito mais rápido.

Para acessar as flags você tem que digitar no seu navegador o endereço "chrome://flags/" onde será mostrado diversas flags, algumas já habilitadas por padrão outras ainda em versão Beta também pode ser habilitadas, abaixo vou deixar 4 flags que depois de ativas vão melhorar sua navegação no Chrome.

#disable-accelerated-2d-canvas (Permite utilizar GPU pra renderizar elementos 2D)
#smooth-scrolling (Suaviza a rolagem de páginas melhorando a leitura)
#enable-gpu-rasterization (Permite o uso de GPU para renderização de imagens rasterizadas)
#enable-zero-copy (Permite que a CPU passe processos para a GPU melhorando o carregamento)

Basta copiar as flags e colar na pesquisa de flags para encontrar cada uma delas, habilite e reinicie o seu navegador para que as configurações sejam aplicadas corretamente. Sendo assim, terminamos nosso artigo de como deixar o navegador Google Chrome mais rápido.


Postar um comentário

0 Comentários